quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PSICOTESTE O que é isso?



Nas preleções  realizadas com os candidatos recebo muita opinião sobre avaliação psicológica. Uma grande maioria tem uma visão muito rasa e errônea sobre os testes.

Contam-me que já fizeram um psicoteste numa determinada ocasião e que mandaram fazer uns “traçinhos", "tinha também um livrinho com varias figuras pra coordená-las" e outra de "números pra marcar em seqüência.”.
Escuto ainda que psicoteste seja coisa pra ver se a pessoa é "maluca" ou somente pra verificar a coordenação motora e habilidades.
Mas para que serve esses testes e o que eles realmente avaliam?
Sem duvida essas respostas deixam a desejar.

O Psicoteste sempre deve ter um objetivo dentro do requisito proposto.
No caso de psicoteste para aquisição da Carteira de Habilitação,os testes avaliam atenção, características de personalidade e raciocínio lógico. Na personalidade é verificado  tcaracteristicas de humor,ansiedade, depressão, agressividade, relacionamento interpessoal aceitação de regras e normas,dentre outros.

E o resultado depende do candidato. E não do psicólogo como muitos pensam. 
Já ouvi coisas como - "Já fiz um psicoteste e o psicólogo me reprovou!”. 
E outros vão mais além - "O psicólogo não foi com a minha cara e por isso me reprovou...”. 
Isso é improvável.

O resultado de um teste psicológico depende do candidato, suas aptidões ao requisito proposto e de como ele está no momento em que realiza o teste.

É natural ficar ansioso em toda situação avaliação, mas deve se ter um controle, pois é a ansiedade excessiva que pode prejudicar o desempenho necessário para uma resposta positiva do teste.
 Dormir bem e ir descansado, estar alimentado, com tempo disponível e sem preocupações são algumas condições essenciais.

Seguindo essas dicas simples, você terá um bom resultado.

E não esqueçam. Quando for realizar uma avaliação psicológica, independente do objetivo do psicoteste, pergunte os que os testes estarão avaliando. É um direito seu!

Até a próxima!

Escreveu
Psicólogo Rubens Prado

Mandem sugestões, duvidas e experiências vividas.

6 comentários:

  1. Quando fiz meu pscicoteste amei, achei q tava fazendo teste p/ nasa queria fazer o maximo de pontos rsrsr p/ a psicóloga focar boba. Não achei nada de mais acredito q deveria ser até mais complexo. Durante o teste tinha 4 mulheres no fundo conversando, achei super desagradável.

    Uma duvida Rubéns. Eu posso ter acesso ao resultado de cada teste que eu fiz?

    Eles só me informaram q passei e pronto.

    ResponderExcluir
  2. VOU MARCAR MEU PSICOTESTE,TEM HORA QUE FICO TRANQUILA,TEM HORA QUE DÁ UM FRIO NA BARRIGA CHEGA A DOER!TENHO FÉ EM DEUS QUE PASSAREI!
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo...As dicas mais importantes estão postadas nesse artigo. Cabe a você exercitar o controle de sua ansiedade, valendo salientar que não há necessidade de sentir nada comparado a dor.Já considero um excesso. Trabalhe isso. E boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. fabiola

    vou fazer meu primeiro psicoteste pra tirar minha habilitação estou muito nervosa tenho medo de não conseguir o que faço pra ajudar no meu desempenho?

    ResponderExcluir
  5. pois esse psicotes n deveria reprova eu acho que devira reprova e a legilaçao ai sim porque as pessoas deve conheçer as praca e os sinas ai sim isso eu acho certo reprova pois tem muitas gente correno atrais pra poder tira sua carteira de habilitação correta tudo legalizado tudo certinho vc ficão procurano uma maneira de reprova as pessoa muitas gente desenpregado como eu ja perdi duas vezes ja n tenho aonde aruma dinheiro pra fazer outro psicoteste estol precisano dessa habilitaçõa pra comesar atrabalhar e vc n mim deixa eu te minha oportunidade de ser um cidadão de bem com meu emprego muito obrigado por mim da essa oportunidade de poder manda essse recado espero que possa melhora isso a i cada vez que agente perde no psicoteste so podemos fazer outro da quim um meis issso e errado de mais

    ResponderExcluir
  6. Caro Anonimo.

    Os retestes são gratuitos.Não precisa de arrumar dinheiro pra refazer os exames.Se nao tem um bom resultado é porque as questoes avaliadas estao abaixo da media esperadas.Vale lembrar que as aptidoes avaliadas sao: Atençao,Raciocinio Logico e Personalidade.Se Não apresenta essas condiçoes não esta apto a conduzir um veiculo.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir