quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PSICOTESTE O que é isso?



Nas preleções  realizadas com os candidatos recebo muita opinião sobre avaliação psicológica. Uma grande maioria tem uma visão muito rasa e errônea sobre os testes.

Contam-me que já fizeram um psicoteste numa determinada ocasião e que mandaram fazer uns “traçinhos", "tinha também um livrinho com varias figuras pra coordená-las" e outra de "números pra marcar em seqüência.”.
Escuto ainda que psicoteste seja coisa pra ver se a pessoa é "maluca" ou somente pra verificar a coordenação motora e habilidades.
Mas para que serve esses testes e o que eles realmente avaliam?
Sem duvida essas respostas deixam a desejar.

O Psicoteste sempre deve ter um objetivo dentro do requisito proposto.
No caso de psicoteste para aquisição da Carteira de Habilitação,os testes avaliam atenção, características de personalidade e raciocínio lógico. Na personalidade é verificado  tcaracteristicas de humor,ansiedade, depressão, agressividade, relacionamento interpessoal aceitação de regras e normas,dentre outros.

E o resultado depende do candidato. E não do psicólogo como muitos pensam. 
Já ouvi coisas como - "Já fiz um psicoteste e o psicólogo me reprovou!”. 
E outros vão mais além - "O psicólogo não foi com a minha cara e por isso me reprovou...”. 
Isso é improvável.

O resultado de um teste psicológico depende do candidato, suas aptidões ao requisito proposto e de como ele está no momento em que realiza o teste.

É natural ficar ansioso em toda situação avaliação, mas deve se ter um controle, pois é a ansiedade excessiva que pode prejudicar o desempenho necessário para uma resposta positiva do teste.
 Dormir bem e ir descansado, estar alimentado, com tempo disponível e sem preocupações são algumas condições essenciais.

Seguindo essas dicas simples, você terá um bom resultado.

E não esqueçam. Quando for realizar uma avaliação psicológica, independente do objetivo do psicoteste, pergunte os que os testes estarão avaliando. É um direito seu!

Até a próxima!

Escreveu
Psicólogo Rubens Prado

Mandem sugestões, duvidas e experiências vividas.