domingo, 10 de outubro de 2010

Pedestre.Aprenda a caminhar com segurança

No trânsito da cidade as pessoas cumprem diversos papéis como cidadãos. Quando estão dentro de um veículo - seja um carro, ônibus, moto ou bicicleta - são motoristas ou passageiros e devem comportar-se com segurança, dirigindo com atenção, usando capacete ou cinto de segurança nos bancos da frente e traseiros. Quando estão caminhando, são pedestres e também devem ser responsáveis e cuidadosos no trânsito.
    O pedestre deve cuidar da sua segurança e andar com muita atenção, pois não possui acessórios ou equipamentos de proteção contra as situações de risco que enfrenta no dia-a-dia do trânsito. Por isso é muito importante seguir algumas regras de comportamento, como respeitar as placas, faixas e sinalizações, para prevenir acidentes.
    A imprudência é a principal causa de acidentes envolvendo pedestres.
Ver e ser visto
    Esta é a principal regra para os pedestres. Estar atento ao movimento dos veículos e certificar-se de que também foi visto pelos motoristas. É preciso fazer contato visual com o condutor para certificar-se que ele identificou a sua presença.
Caminhando
Ande sempre pela calçada e afastado da rua;
 Em estradas ou vias sem calçada, caminhe mais à esquerda possível, no sentido oposto ao dos carros para poder ver e ser visto;
 Quando acompanhado de mais pessoas, ande em fila única;
 Evite caminhar com fones ouvindo musica. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo;.
Atravessando ruas
Durante a travessia, nunca volte para buscar objetos caídos no chão;
 Atravesse a rua sempre pela faixa de travessia;
 Ao atravessar na faixa, caminhe pelo lado direito. Se todos andarem ordenados, o fluxo melhora;
 Atravesse sempre em linha reta: é o caminho mais rápido até o outro lado da rua;
 Obedeça a sinalização. Nos cruzamentos em que existem semáforos para pedestres, só atravesse a rua quando estes estiverem abertos;
 Só ultrapasse na faixa quando todos os carros estiverem parados, mesmo que exista um semáforo;
 Em vias de grande movimento ou de alta velocidade, procure utilizar as passarelas;
 Ao desembarcar de um veículo saia pelo lado da calçada e aguarde que ele se afaste para iniciar a travessia. Nunca atravesse a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam que os motoristas o vejam.
    Para atravessar, a melhor opção sempre é seguir até o semáforo para pedestres e aguardar a sua vez de passar, caminhado pela faixa de segurança. Mesmo quando o sinal estiver verde para o pedestre, espere os veículos pararem e confira se o motorista percebeu a sua presença. Só então atravesse a rua.
E não se esqueça nunca.
Nem sempre o caminho mais curto é o mais seguro.
Até a Próxima!
Escreveu Psicólogo Rubens Prado

Texto base: Manual EPTC (Prefeitura de Porto Alegre)