domingo, 10 de outubro de 2010

Pedestre.Aprenda a caminhar com segurança

No trânsito da cidade as pessoas cumprem diversos papéis como cidadãos. Quando estão dentro de um veículo - seja um carro, ônibus, moto ou bicicleta - são motoristas ou passageiros e devem comportar-se com segurança, dirigindo com atenção, usando capacete ou cinto de segurança nos bancos da frente e traseiros. Quando estão caminhando, são pedestres e também devem ser responsáveis e cuidadosos no trânsito.
    O pedestre deve cuidar da sua segurança e andar com muita atenção, pois não possui acessórios ou equipamentos de proteção contra as situações de risco que enfrenta no dia-a-dia do trânsito. Por isso é muito importante seguir algumas regras de comportamento, como respeitar as placas, faixas e sinalizações, para prevenir acidentes.
    A imprudência é a principal causa de acidentes envolvendo pedestres.
Ver e ser visto
    Esta é a principal regra para os pedestres. Estar atento ao movimento dos veículos e certificar-se de que também foi visto pelos motoristas. É preciso fazer contato visual com o condutor para certificar-se que ele identificou a sua presença.
Caminhando
Ande sempre pela calçada e afastado da rua;
 Em estradas ou vias sem calçada, caminhe mais à esquerda possível, no sentido oposto ao dos carros para poder ver e ser visto;
 Quando acompanhado de mais pessoas, ande em fila única;
 Evite caminhar com fones ouvindo musica. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo;.
Atravessando ruas
Durante a travessia, nunca volte para buscar objetos caídos no chão;
 Atravesse a rua sempre pela faixa de travessia;
 Ao atravessar na faixa, caminhe pelo lado direito. Se todos andarem ordenados, o fluxo melhora;
 Atravesse sempre em linha reta: é o caminho mais rápido até o outro lado da rua;
 Obedeça a sinalização. Nos cruzamentos em que existem semáforos para pedestres, só atravesse a rua quando estes estiverem abertos;
 Só ultrapasse na faixa quando todos os carros estiverem parados, mesmo que exista um semáforo;
 Em vias de grande movimento ou de alta velocidade, procure utilizar as passarelas;
 Ao desembarcar de um veículo saia pelo lado da calçada e aguarde que ele se afaste para iniciar a travessia. Nunca atravesse a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam que os motoristas o vejam.
    Para atravessar, a melhor opção sempre é seguir até o semáforo para pedestres e aguardar a sua vez de passar, caminhado pela faixa de segurança. Mesmo quando o sinal estiver verde para o pedestre, espere os veículos pararem e confira se o motorista percebeu a sua presença. Só então atravesse a rua.
E não se esqueça nunca.
Nem sempre o caminho mais curto é o mais seguro.
Até a Próxima!
Escreveu Psicólogo Rubens Prado

Texto base: Manual EPTC (Prefeitura de Porto Alegre)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PSICOTESTE O que é isso?



Nas preleções  realizadas com os candidatos recebo muita opinião sobre avaliação psicológica. Uma grande maioria tem uma visão muito rasa e errônea sobre os testes.

Contam-me que já fizeram um psicoteste numa determinada ocasião e que mandaram fazer uns “traçinhos", "tinha também um livrinho com varias figuras pra coordená-las" e outra de "números pra marcar em seqüência.”.
Escuto ainda que psicoteste seja coisa pra ver se a pessoa é "maluca" ou somente pra verificar a coordenação motora e habilidades.
Mas para que serve esses testes e o que eles realmente avaliam?
Sem duvida essas respostas deixam a desejar.

O Psicoteste sempre deve ter um objetivo dentro do requisito proposto.
No caso de psicoteste para aquisição da Carteira de Habilitação,os testes avaliam atenção, características de personalidade e raciocínio lógico. Na personalidade é verificado  tcaracteristicas de humor,ansiedade, depressão, agressividade, relacionamento interpessoal aceitação de regras e normas,dentre outros.

E o resultado depende do candidato. E não do psicólogo como muitos pensam. 
Já ouvi coisas como - "Já fiz um psicoteste e o psicólogo me reprovou!”. 
E outros vão mais além - "O psicólogo não foi com a minha cara e por isso me reprovou...”. 
Isso é improvável.

O resultado de um teste psicológico depende do candidato, suas aptidões ao requisito proposto e de como ele está no momento em que realiza o teste.

É natural ficar ansioso em toda situação avaliação, mas deve se ter um controle, pois é a ansiedade excessiva que pode prejudicar o desempenho necessário para uma resposta positiva do teste.
 Dormir bem e ir descansado, estar alimentado, com tempo disponível e sem preocupações são algumas condições essenciais.

Seguindo essas dicas simples, você terá um bom resultado.

E não esqueçam. Quando for realizar uma avaliação psicológica, independente do objetivo do psicoteste, pergunte os que os testes estarão avaliando. É um direito seu!

Até a próxima!

Escreveu
Psicólogo Rubens Prado

Mandem sugestões, duvidas e experiências vividas.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Psicologia do Trânsito

Diante de tantos assuntos sobre Psicologia e Trânsito, fiquei pensando do que postar no nascimento desse Blog.
Nada mais ideal por começar falando sobre essa vertente da Psicologia .


A Psicologia do Trânsito estuda e analisa os comportamentos humanos em função das normas ou leis que buscam a segurança e a integridade de todos que se locomovem.E entende que o trânsito é composto pela interação entre três grandes subsistemas — o homem, a via e o veículo — e que uma locomoção segura e organizada envolve três elementos principais: engenharia, educação e policiamento/legislação.

O homem, com seus múltiplos fatores sensoriais, motivacionais, emocionais e de personalidade, é o maior responsável pelas diferentes causas dos comportamentos de trânsito, assim como o espantoso número de casos de  violência no trânsito e das mortes decorrentes de acidentes.São diversas as contribuições, as críticas e as ações sobre este campo, visando solucionar problemas e apontar possíveis caminhos a seguir, em termos de soluções duradouras frente aos danos ocasionados diariamente no trânsito.

A Psicologia está presente no processo de formação dos motoristas brasileiros, já que todos, em algum momento, são submetidos à pericia psicológica ou psicoteste como a maioria conhece, a fim de avaliar sua aptidão à função.

Quando uma avaliação psicológica se propõe a garantir mais segurança no trânsito, cabe fazer algumas perguntas: 


O perigo no trânsito é o “louco”, o desatento, o sujeito de memória fraca, ou o pouco inteligente?
São esses os “sujeitos do acidente”?

Se sim ou não, somente uma vasta pesquisa poderia responder, mas fato é que os exames “psicotéstesatuais baseiam-se em pressuposições positivas acerca de tais perguntas, e fazem deste discurso uma verdade capaz de interditar temporariamente o indivíduo que manifestar indícios de tais anomalias, impossibilitando-os de dirigir.

Temos muito mais a discutir.


 Opiniões, duvidas, relatos de situaçoes vividas e sugestões serão  bem-vindas.


Até a proxima.



Escreveu
Psicólogo Rubens Prado